Quantidade de Páginas visitadas

PROJETO CRIAÇÃO DE FRANGO COLONIAL





PROJETO CRIAÇÃO DE FRANGO COLONIAL

(LINHAGEM PARAÍSO PEDRÊS)



Disciplina: Produção Animal

Séries /turmas: 1º A, B e C



As aves Paraíso Pedrês são oriundas do melhoramento genético por meio do resgate de características de diversas raças. O resultado é uma ave de rápido ganho de peso, com boa rusticidade, de plumagem mista, adaptada às condições do regime semi-intensivo. É também competitiva com o frango branco, quando confinada, sobretudo pelo preço de venda que vem obtendo na sua comercialização.

Estes dados nos leva ao entendimento de que este sistema de produção e linhagem merece maior atenção e estudo dentro do curso técnico em agropecuária, seja pela oportunidade de criação racional nas pequenas e médias propriedades, extensão rural pela distribuição (venda) de animais, melhor preparo dos estudantes, haja vista a demanda de mercado e a produção de alimento de qualidade superior.

O projeto teve início com 25 aves oriundas de pesquisa científica do professor Msc Sabino Moteka em parceria com o CAEN, no ano de 2014. À partir de então os trabalhos para obtenção de aves puras foram iniciados com produção de ovos galados, incubação em chocadeira elétrica, manejo nas fases de cria, recria e engorda, e então uma parcela das aves foram abatidas e o restante das aves repassadas para produtores, pais de alunos e comunidade, cumprindo um dos objetivos que é a extensão de tecnologia aos produtores, neste caso o incremento genético dos plantéis.



Índices Zootécnicos alcançados:

- peso médio de abate aos 120 dias: 2,8 kgs

- taxa de fecundação (ovos galados): 78%

- taxa de eclosão: 82%

- idade média abate: 120 dias



Julho/2017: Finalização das atividades.

- 52 pais de alunos atendidos

- 28 produtores da comunidade atendidos

- 310 alunos participaram das atividades





Imagens deste projeto:
















































Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito